Sobre nós


Riscos na Paisagem é um atelier multidisciplinar de Arquitectura Paisagista, de Educação para a Paisagem e de Investigação constituído por Sérgio Godinho e Ema Inácio, em parceria com o Terra.Corpo.

Desenvolvemos projectos de paisagem para o espaço público e privado, com um olhar atento e empático com o meio. O objectivo da nossa intervenção é minimizar o impacto causado pela transformação humana da paisagem, procurando estabelecer o diálogo fundamental entre os diferentes ecossistemas e devolver a continuidade que deve aí existir, compatibilizando os contrastes introduzidos pelo Homem no território.

Porque a paisagem global é construída e habitada por pessoas, acreditamos que é fundamental desenvolver acções locais de educação para a paisagem – multidisciplinares, intergeracionais, multiculturais e inclusivas. Nesse sentido, repensamos conceitos ludopedagógicos e simbólicos na criação de novos espaços de recreio e de lazer, bem como realizamos workshops com a comunidade, aproximando-a física e afectivamente da paisagem que a envolve.

Enquadramos a nossa missão num processo dinâmico e constante de reflexão-acção, valorizando a circularidade de conhecimentos e de novas metodologias de intervenção, num cenário de investigação criativa e holística.

Pensar e reflectir sobre o paradigma de uma paisagem para todos é a base de trabalho da nossa equipa. E este é o nosso risco na paisagem, sobre outros tantos - visíveis e invisíveis. Por este motivo, assentamos a nossa intervenção na memória que a paisagem possui, interpretando-a e desenhando-a com coerência e unidade. Com as mãos na terra. E os sete sentidos na paisagem.