Educação para a paisagem

PLAY NATURAL

Todos nós conhecemos a forma como os espaços condicionam os comportamentos sociais, a criatividade e o desenvolvimento psicomotor na infância. Esta questão é de fácil observação se pensarmos nas crianças e nos espaços habitualmente criados para as suas brincadeiras. Há uma tendência generalizada para se construírem equipamentos e zonas de brincadeira acabadas, sem surpresa ou aventura, pedagogizadas, fechadas em relação à comunidade por motivos de segurança e outros argumentos válidos mas igualmente discutíveis, face aos riscos que transportam para a saúde da actividade lúdica da criança e a sua efectiva socialização.
Desenhamos e desenvolvemos espaços de brincadeira onde são as crianças que territorializam, constroem e recriam o espaço da sua actividade, investem-se e revêem-se nele, conferindo-lhe um sentido lúdico e simbólico, estabelecendo semantizações dos objectos e espaços do meio. Garantindo a protecção necessária, oferecemos espaços de ócio, de convívio e de recreio mais criativos e inclusivos, muito sensoriais e estimulantes para o desenvolvimento global e a autonomia das crianças. Todas as crianças.

Desenhados da perspectiva das crianças, a Riscos na Paisagem desenvolve os seguintes espaços com acompanhamento pedagógico do Terra.Corpo:
 - Criação de percursos sensoriais, vocacionados como espaços educativos que sensibilizam para questões relacionadas com a paisagem e a diversidade  vegetal, animal e humana (manual de actividades incluído);
 - Criação de espaços e equipamentos lúdicos para a infância num conceito de play-learning.



FEEL NATURAL

Acreditamos que é fundamental recontextualizar o homem no seu meio natural e cultural, educar o olhar para o ambiente, com olhos estéticos que vejam a Natureza para além do seu valor instrumental. Tarefa difícil, é já sabido que para alterar, construir e fazer emergir novos comportamentos, é preciso mexer com sentimentos, sensações, afectividade e criatividade.
Pretendemos sensibilizar a comunidade para a Educação Ambiental de um ponto de vista não formal, dinâmico e baseado na experiência, enquanto estratégia deliberada que envolve decisões, planeamento, implementação, reflexão, expressão, auto-determinação e conhecimento.

Nesse sentido, a Riscos na Paisagem apresenta as seguintes actividades:
 - Construção de jardins comestíveis e jardins aromáticos;
 - Oficina de landart;
 - Oficina de escultura com recurso a material de desperdício;
 - Oficina de pintura com alimentos e especiarias;
 - Oficina de arquitectura para crianças (Paisagens do Património Cultural e Natural)



A Riscos na Paisagem, em parceria com o Terra.Corpo, criou o projeto educativo da Oficina do Ambiente para a Câmara Municipal de Viana do Alentejo para três anos letivos consecutivos. As imagens abaixo, correspondem ao evento de lançamento deste projeto, o qual ocorreu entre o anos de 2014 e de 2017, em colaboração com uma equipa residente do mesmo município e diversos parceiros locais em regime de voluntariado.

A Oficina do Ambiente é uma plataforma de conhecimento que, por um lado, pretende divulgar e valorizar o património natural do concelho e, por outro lado, pretende construir com a comunidade escolar (Pré-Escolar e 1º Ciclo), com recurso a atividades lúdicas, momentos de reflexão em que o Homem e a Natureza são abordados como um ser inteiro e global.